O CAE surgiu na década de 20 no bairro do Tatuapé em São Paulo na Rua Tuiuti, 2090.

Desde lá, a Dona Maria, como era conhecida a médium vidente do bairro, fazia orações e trabalhos espirituais, além das caridades em prol dos moradores de rua.

A Dona Maria era devota da Nossa Senhora da Conceição e depois de atender milhares de pessoas sem nunca ter cobrado nada e também por ter feito voto de pobreza, teve auxílio de muitos moradores do bairro e também de clientes para ajudar a erguer a Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praça Silvio Romero.

Aos 90 anos de idade, faleceu deixando uma herança incomensurável. Apesar de sempre ter morado de aluguel e não ter deixado nenhum valor monetário, nos enriqueceu com seu conhecimento, com sua humildade e com o seu dom, sua mediunidade. Esse foi o seu patrimônio deixado aqui na terra.

A Dona Maria ajudou a desenvolver a mediunidade da filha e da neta, que deram continuidade à grande obra do centro que é ajudar o próximo e formar uma corrente do bem.

Hoje, continuamos esse trabalho divino realizado por essa mulher que nos deu a vida!

Oremos a Nossa Senhora da Conceição:
Virgem Santíssima, que fostes concebida sem o pecado original e por isto merecestes o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, e por terdes evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras: “Ave Maria, cheia de graça”
nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados e já que vos chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal esta graça:
para que possamos viver como dignos filhos vossos. Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós. Amém.